segunda-feira, 31 de julho de 2017

BOLO DE TAPIOCA

BOLO DE TAPIOCA


Bolo de tapioca

INGREDIENTES:

  • 2 xícaras de chá de tapioca em flocos
  • 200 ml de leite de coco
  • 50 ml de leite comum
  • 250 gramas de manteiga
  • 1 e 1/2 xícara de chá de açúcar
  • 4 ovos
  • 100 gramas de coco ralado seco
  • 2 xícaras de chá de farinha de trigo
  • 1 envelope (ou 1 colher de sopa) de fermento em pó (Royal)

MODO DE PREPARO:

  1. Despeje em uma tigela o leite comum, o leite de coco e a tapioca, misture bem e reserve.
  2. Coloque na batedeira o açúcar, a manteiga e bata por dois minutinhos.
  3. Em seguida adicione as gemas dos ovos, bata até que se torne uma mistura leve e esbranquiçada.
  4. Agora acrescente a tapioca com leite que ficou reservada, a farinha de trigo, o fermento e o coco ralado, bata bem batido.
  5. Despeje a mistura em uma forma untada e asse em forno alto (200°C) por volta de 40 minutos ou até que ao enfiar um palito ele saia limpo.
  6. Espere esfriar e desenforme.
Fonte e Créditos : http://comidinhasdochef.com/bolo-de-tapioca-2/

domingo, 30 de julho de 2017

Brigadeiro De Milho Com Coco

Brigadeiro De Milho Com Coco

A imagem pode conter: flor e comida




Ingredientes:
2 leite condensado
1 lata de milho verde(escorre a agua)
1 colher de(sopa) de margarina sem sal
100 grs coco ralado em flocos

Bata no liquidificador o milho e os 2 leite condensado,bata bem,passe na peneira e leve ao fogo baixo,adicione a margarina,mexa sem parar ate ponto cambalhota.Desligue o fogo e acrescente o coco ralado e mexa bem.Deixe esfriar.Enrole e passe no coco ralado em flocos.

Detalhe levei a geladeira por 12 horas antes de enrolar
Fica uma delicia

Essa receita rendeu 120 brigadeiros de 13 grs

Fonte e Créditos : 

segunda-feira, 17 de julho de 2017

Pão - Método Tangzhong

Pão - Método Tangzhong



- 23g de leite integral aquecido 
- 30g de creme de leite de caixinha aquecido
- 01 ovo batido em temperatura ambiente
- 92 g de Tangzhong 
- 45g de açúcar refinado
- 06g sal
- 270g de farinha de trigo
- 70g de semolina
- 100g de levain (eu mantenho o meu levain mais seco, quase como uma massa de pão)
- 25g de manteiga sem sal amolecida

*** Preparei o tangzhong com 45g de farinha e 225g de água. Dissolvi bem a farinha em um pouco da água depois juntei o restante. Cozinhei em fogo baixo, mexendo sempre com uma espátula de silicone até obter a textura de um mingau gelatinoso. Depois de pronto cobri com um plástico filme encostando no tangzhong para evitar que ressecasse. Depois de frio pesei a quantidade que iria usar e guardei o restante na geladeira para usar em uma outra receita.

No boul da batedeira misturei a farinha com a água e deixei descansar por uma hora. Depois juntei todos os ingredientes, menos o sal, e bati em velocidade baixa por uns dois minutos. Juntei o sal e sovei a massa por 20 min. em velocidade média (uso a Kmix da Kenwood).

Cobri com plástico filme e deixei descansar até dobrar de volume, hoje isso levou mais ou menos umas 5 horas. 

Dividi a massa em 6 pequenas porções e trabalhei cada uma delas da seguinte forma: abri com um rolo até mais ou menos 30 cm, dobrei uma ponta até o meio, depois a outra ponta sobre a primeira. Virei a massa e abri novamente com o rolo, recheei e enrolei como um rocambole e acomodei em uma forma de bolo inglês, repeti o processo com todas as outras partes. Em casa forma cabem 3 rolinhos já recheados, então obtive dois pães. Cobri e deixei crescer por mais 1 hora e meia. Pincelei com um ovo batido com um pouco de água e asseio em forno pré aquecido por mais ou menos 30 min. Forno médio.


Pão Japonês usando Tangzhong (pasta de farinha): com Passo a Passo

Num dos passeios pela net, vi a foto do pão japonês chamado de Hokkaido Milk Toast, e fiquei deslumbrada com as camadas que se desfiavam dele, coisa que só havia visto em brioches ou pães com muito ovo -- cujo sabor acentuado não aprecio. Aquele efeito era atribuído ao tangzhong, uma pasta composta de 1 parte de farinha e 5 partes de água, levada ao fogo, sempre mexendo, até atingir 65ºC.  Então vamos lá, disse-me eu, ver se somada à bela textura produzida pelo tangzhong, há também um aprazível sabor.

Pois vou dizer-lhes, o pão é simplesmente magnífico!!! Qualquer coisa de especial e de divina, sem nenhum exagero. Trabalhoso? Bem menos do que eu esperava, e depois que você faz o primeiro rolinho ou caracol, acabou-se a dificuldade. Faça, amigo(a): ele é o pão dos pães!

Créditos:
1) Receita de Hokkaido Milk Toast (Soft and Fluffy Bread) do blog Christine’s Recipes.

2) Método Tangzhong (Tangzhong Method): na receita de Japanese Style Bacon and Cheese Bread do blog Christine’s Recipes.

Obs.: Procurei artigos científicos que explicassem a função do tangzhong, todavia não achei absolutamente nada. Abaixo vai uma tradução livre do segredo do tangzhong, encontrada no blog Christine's Recipe. 

Por que o tangzhong (pasta de farinha) funciona tão surpreendentemente a ponto de produzir um pão macio e que continua macio por muitos dias? A 65º C, o glúten na mistura de farinha e água absorve a umidade e tornar-se levedado. Quando o tangzhong é adicionado aos outros ingredientes da receita, a massa de pão será reforçada e produzirá um pão mais macio."

Passo a Passo do Pão Japonês usando Tangzhong

Foto 1: Tangzhong coberto com filme de PVC;  Foto 2: Massa dividida ao meio.Uma parte dividida em três e boleada. A outra, boleada inteira (veja explicação no item 6 do Preparo).

Foto 3: Massas cobertas com plástico durante o descanso de 15 minutos; Foto 4: Porção de massa achatada inicialmente com a mão e aberta com rolo em formato oval.

Foto 5: Terço superior da massa dobrado para o meio e pressionado com os dedos; Foto 6: Terço inferior dobrado para o meio e pressionado com os dedos. 

Foto 7: Massa invertida, com a emenda voltada para baixo, e colocada na direção vertical; Foto 8: Massa aberta com rolo até atingir uns 30cm de comprimento.

Foto 9: Massa invertida novamente, com a emenda voltada para cima; Foto 10: Massa sendo enrolada  como um caracol ou rolinho.

Foto 11: Final da massa apertado contra a massa do caracol; Foto 12: Emenda voltada para baixo.

Foto 13: Caracol ou rolinho colocado na forma com a emenda voltada para baixo; Foto 14: Forma com os três rolinhos de massa.

Foto 15: Metade da massa que não foi dividida, a qual foi enrolada como rocambole após ter sido dobrada do mesmo modo que cada um dos três pedaços da outra metade de massa (Fotos 4 a 12); Foto 16: Camada de pão puxada para baixo (lado esquerdo) para ilustrar como ele se desfia em finas camadas. 


Pão Japonês usandoTangzhongHokkaido Milk Toast (Soft and Fluffy Bread)

A) Preparo do Tangzhong (1 parte de farinha para 5 partes de água)
45g de farinha de trigo
225g de água

Numa panela, misture bem a farinha com a água até ficar sem grumos. Cozinhe em fogo baixo, mexendo constantemente com uma colher de silicone ou com um fouet, de modo a evitar grudar no fundo da panela. A mistura torna-se mais e mais espessa. Levante a panela e deixa-a distante do fogo uns 6cm, use um termômetro digital ou para calda para conferir se está perto dos 65º. Continue mexendo, deixando a panela distante do fogo até que atinja os 65º.

Retire do fogo e transfira para uma tigela ou prato fundo. Cubra com um filme de PVC, o qual deve ficar aderido à superfície do tangzhong para evitar que ele resseque (Foto 1). Aguarde esfriar e meça a quantidade que você precisa: 184g, no caso da receita do Hokkaido Milk Toast.

Obs. 1: Faz-se o tangzhong numa quantidade bem maior que aquela que será usada porque se perde muito na panela e no filme de PVC.

Obs. 2: A maneira prática de fazer o tangzhong sem usar termômetro, conforme a autora do blog Christine’s Recipe: Quando você observar algumas "linhas" aparecem na mistura a cada movimento que você fizer com a espátula de silicone, o tangzhong está pronto.

Obs. 3: Tentei este método prático, mas errei feio, pois fiquei com uma massa bem grossa. Então, deixei a preguiça de lado, fui procurar o termômetro e fiz novamente o tangzhong


B) Ingredientes: Rende 2 pães, cada pão numa forma de 20.5cmx10.5cmx9.5cm (usei 2 formas de 24x10,3x5,5cm, nº 2 da Marcolar)
1. 46g de leite integral
2. 59g de creme de leite de caixinha (era whipping cream) 
3. 86g de ovo batido 
4. 184g de Tangzhong 
5. 86g de açúcar refinado
6. 8g sal
7. 9g de leite em pó integral  
8. 540g de farinha de trigo para pão (uso Finna, 12% de proteína) 
9. 11g de fermento biológico seco instantâneo

10. 49g de manteiga SEM sal, amolecida 

C) Preparo da massa na MFP: CICLO MASSA (nº 8)- Veja tabela explicativa abaixo.

1. Unte com margarina e polvilhe com farinha de trigo duas formas de pão de 24x10,3x5,5cm (usei  duas nº 2 da Marcolar). RESERVE.

2. Acrescente na cuba os ingredientes 1 a 8, nesta ordem (como muitos dos ingredientes são de pesos pequenos e/ou de valores não exatos, o ideal é usar uma balança com tara e pesar cada um deles diretamente na cuba, sempre zerando a balança antes de pesar o próximo ingrediente). Cave um buraco no centro da farinha e ponha o fermento. Encaixe a cuba na máquina, escolha o ciclo Massa (nº 8)*. Marque 1:50 minutos no timer.  Ligue a MFP e imediatamente o timer.

3. Quando o timer alarmar ao 1:50 minuto da etapa de MISTURA LENTA, anule o ciclo MASSA pressionando o botão INICIAR/PARAR até a luz vermelha se apagar. Selecione novamente o CICLO MASSA (nº8), para que a massa seja misturada duas vezes, num total de 3:50 minutos, na etapa de MISTURA LENTA**. Marque 14 minutos num timer.  Ligue então a MFP e imediatamente o timer.

4. Ajude, com uma espátula de silicone, a agregar os ingredientes durante os 2 minutos da etapa de MISTURA LENTA. Quando iniciar a MISTURA RÁPIDA e a bola de massa estiver bem formada (uns 2 minutos), adicione a manteiga amolecida e ajude a agregá-la à massa com o auxílio da espátula de silicone. É trabalhoso e demorado, pois a massa é bem dura. Você não acredita que “aquilo” vá dá um pão fofo e macio, mas dará.

5. Quando o timer alarmar aos 14 minutos (tempo de formação do Ponto de Véu), desligue a tomada, retire a cuba, cubra-a com um pano de prato e religue a tomada. Quando terminar os 20 minutos de MISTURA, desligue novamente a tomada, encaixe a cuba na máquina e religue a tomada.

6. Marque então 40 minutos num timer e aguarde processar os 30 minutos do 1º DESCANSO e mais 10 minutos do 2º DESCANSO. Quando o timer alarmaranule o ciclo MASSA pressionando o botão INICIAR/PARAR até a luz vermelha se apagar. Remova a cuba e verta a massa sobre uma bancada ligeiramente enfarinhada. Divida-a em 2 partes iguais. Pressione a massa com os dedos para desgasificá-la e forme uma bola de massa. Repita o procedimento com a outra metade de massa: divida cada um delas em 3 partes iguais. Boleie as 6 porções de massa, cubra-as com um plástico (Fotos 2 e 3) e deixe repousar durante 15 minutos (não dividi uma metade de massa; resolvi ver como ficaria o pão com a metade de massa enrolada como rocambole, após obedecer a todas as dobras recomendadas. Ficou legal, mas o outro, ficou impecável).

7. Após os 15 minutos de repouso, achate uma porção da massa com a mão e abra-a com um rolo, dando uma forma oval (foto 4). Dobre o terço superior da massa para o meio e pressione-o (foto 5). Em seguida, dobre o terço inferior para o meio e pressione-o (foto 6). Vire a emenda para baixo e estique a massa até ficar com cerca de 30cm de comprimento (Foto 7). Vire a emenda para cima (Foto 8) e enrole a massa com a mão formando um caracol (Foto 9), aperte a emenda com os dedos, unindo-a com a massa do caracol (Foto 10). Vire a emenda para baixo (Foto 11) e coloque o rolinho na forma pão (Foto 12). Faça o mesmo procedimento com os outros cinco pedaços de massa, transferindo-os para a forma assim que estiverem prontos. 

9. Coloque cada forma dentro de um saco plástico, deixando folgado acima da forma para o saco não grudar na massa do pão. Deixe os pães repousarem até QUASE dobrarem de volume, num local sem vento (a minha primeira forma levou 20 minutos, mas há que considerar a demora das fotos, que é grande). 

10. Após 10 minutos de descanso: acenda o forno a 180º.

11. Quando terminar o crescimento: Pincele levemente com ovo batido e leve para assar  por 30-35 minutos ou até corar. Usando luvas térmicas, desenforme imediatamente, e coloque o pão sobre uma grade. Aguarde amornar e sirva.

Tabela do Ciclo MASSA (nº 8): Panificadora Britânia Multipane 2P
       MISTURA
1º DESCANSO
2º DESCANSO
2 minutos de mistura lenta + 18 minutos de mistura rápida (sova)
  30 minutos
 40 minutos: anular programa após os 10 minutos iniciais


*Da próxima vez, vou usar o ciclo Pão Sanduíche (nº 11), pois o tempo de MISTURA LENTA é de 3 minutos (dá quase 6 minutos de mistura lenta ao se repetir o ciclo), e como o Ponto de Véu ocorre aos 14 minutos da 1ª MISTURA-- a qual é de 15 minutos--, ao retirar a cuba, será necessário esperar apenas 1 minuto para que ela termine e inicie o 1º DESCANSO. O único cuidado é remover o batedor antes de encaixar novamente a cuba, pois após o 1º DESCANSO de 40 minutos, há 5 minutos de MISTURA RÁPIDA para desgasificar a massa e/ou incluir ingredientes do recheio, e caso haja um descuido e inicie a mistura rápida, sem batedor não haverá problema.

**A mistura adequada dos ingredientes é uma das partes mais importantes para obter uma boa massa e um produto final de qualidade. Tanto a farinha como o fermento precisam ser bem hidratados e, a não ser que seja uma massa com alto teor de água, 2 minutos de mistura lenta não suficientes para se obter uma boa hidratação.

Fonte e Créditos : http://soreceitassimples.blogspot.com.br/2015/01/pao-japones-usando-tangzhong-pasta-de.html?m=1

sexta-feira, 7 de julho de 2017

Pastel de forno by Selminha

Pastel de forno by Selminha

A imagem pode conter: comida

Ingredientes

Massa

1 kg de farinha de trigo
50 g de queijo parmesão ralado
1 pitada de sal
1 gema
600 g de margarina

Recheio

1 kg de peito de frango cozido e desfiado ou 1 kg de carne moída ou 1 vidro de palmito
1 copo de requeijão
cebola, alho,douradinhos
salsa
1 lata de milho verde

Como fazer

Massa

Misture tudo até a massa ficar homogénea.

Recheio

Misture o frango (ou palmito ou a carne) com um copo de requeijão cremoso. Se preferir, substitua o requeijão por catupiry ou molho branco.

Montagem

Abra a massa com o rolo ( a minha fica fininha pois uso cilindro) e modele com uma forma para pastel ou aro de 10 cm. Recheie os pastéis e coloque-os na assadeira. Pincele com gema. Coloque para assar até ficar dourado.



Fonte e Créditos : 

TEMAKI

TEMAKI


Ingredientes: Pepino Japonês sem as sementes, ovos para fazer o omelete (faço com açúcar, sal e aji-no-moto), alface crespa, kani kama, maionese industrializada (uso da marca hellmans), 2 copinhos de arroz Japonês (o medidor da panela elétrica), algas marinhas (nori), cortadas ao meio.

Ingredientes para fazer o molho do arroz: 100 ml de vinagre de arroz, álcool ou vinagre próprio para fazer sushi, 5 colheres de sopa de açúcar, 1 colher de chá de aji-no-moto, 1 colher de café de sal. Levar ao fogo apenas para diluir os ingredientes, em seguida, coloque sobre o arroz e misture. Fazer conforme vídeo.

Observação: O temaki tem que ser feito na hora de servir, não pode fazer e deixar para comer depois, por que as algas amolecem e ficam ruim para se comer. E para enrolar o temaki para quem não tem experiência faz em cima da tábua de carne, assim como fiz no vídeo, fica mais modelado e mais fácil.

Fonte e Créditos : https://www.youtube.com/watch?v=trsUaOkHTTk

TEMAKI




quinta-feira, 6 de julho de 2017

MANDIU A VAPOR

MANDIU A VAPOR

 Ingredientes: 

1 xícara de chá de água
2 xícaras de chá de açúcar (mesma medida)
2 colher de sopa de óleo
4 colheres de sopa (cheia) de vinagre
2 colheres de sopa (mal cheia) de fermento em pó
3 xícaras de chá (+ ou -) de farinha de trigo

Misturar tudo, a massa tem que ficar mole, grudando na mão. Na hora de modelar untar a mão com farinha de trigo. Recheio: Doce de feijão.
Cozinhar no vapor. Depois de pronto, conservar em recipiente fechado, pois a massa pode endurecer com a temperatura ambiente.
 
Fonte e Créditos : http://miriamfukami.blogspot.com.br/p/blog-page.html

FUKUSHINZUKE (Conserva de legumes)

FUKUSHINZUKE (Conserva de legumes)



INGREDIENTES: 2 beringelas, 2 cenouras, e 1 nabo grande (ou 2 pequenos). Cortar em tamanhos pequenos e deixar uma noite com 1 colher de sobremesa (rasa) de sal. No dia seguinte tire toda a água que saiu dos legumes e faça o molho.

INGREDIENTES PARA O MOLHO: 2 copos (americano) de açúcar, 1 1/2 copo (americano)de shoyu (eu uso da sakura, da tampa laranjada), 1/2 copo (americano) de vinagre de maça, 1/3 copo (americano) de pinga (ou cachaça), 1 colher de chá de aji-no-moto. Fazer conforme o vídeo.
Conserve na geladeira.

Fonte e Créditos : http://miriamfukami.blogspot.com.br/2015/08/conserva-de-gengibre.html

FUKUSHINZUKE (Conserva de legumes)

CONSERVA DE GENGIBRE

CONSERVA DE GENGIBRE




INGREDIENTES:


- 250 gr de gengibre cortados em tiras finas (essa pesagem já é descascados e   cortados)

- 1 colher de chá de sal (ou a gosto)

* Misturar esses dois ingredientes e reservar por uma noite *

- 500 ml de água

- 3 colheres de sopa de açúcar

- 2 colheres de sopa (rasa) de vinagre de arroz ou de maçã

- 1 colher de sopa de aji-no-moto

- corante vermelho a gosto


Observação: Todas essas medidas podem ser feitas a gosto. Tem que ser conservado na geladeira e tem durabilidade de mais de 1 ano. Para consumir deixe pelo menos durante quatro dias curtindo antes de servir. Enquanto mais tempo curtindo melhor ficará o sabor.


Fonte e Créditos : http://miriamfukami.blogspot.com.br/2015/08/conserva-de-gengibre.html


KARINTO

COMO FURAR POTE DE SORVETE!

LEITE DE SOJA

LEITE DE SOJA

TOFU (Queijo de soja)