GUIRLANDA DE NATAL
1 hora
4 guirlandas
Para a esponja:
• 2 xícaras (chá) de farinha de trigo (240 g)
• 2 colheres (sopa) de fermento biológico
seco instantâneo (20 g)
• 1 ½ xícara (chá) de leite em temperatura
ambiente (300 ml)
Para a massa:
• 250 g de Cobertura Fracionada
Branca Confeiteiro picada
• 3 ovos
• 4 xícaras (chá) de farinha de trigo (480 g)
• 1 ½ colher (chá) de sal
• 1 gema batida com 2 colheres (sopa)
de água
Para o recheio:
• 1 xícara (chá) de uvas-passas brancas (100 g)
• 1 embalagem de Recheio de Avelã
Melken (320 g)
• 1 xícara (chá) de Gotinhas Chipshow
sabor Chocolate ao Leite Top (150 g)
Pra a decoração:
• 50 g de Cobertura Fracionada
Meio Amarga Top
• 50 g de Cobertura Fracionada Branca Top
• Cerejas e raminhos de hortelã
Comece fazendo a esponja: misture a farinha com o fermento. Adicione o leite e misture até homogeneizar. Cubra com filme plástico e deixe descansar por 1 hora ou até que dobre de volume, em local aquecido.
Prepare a massa: derreta a cobertura branca em banho-maria ou micro-ondas (potência média). Coloque-a em uma tigela grande e acrescente os ovos e a esponja já crescida, misturando bem. Acrescente aos poucos a farinha de trigo e o sal, misturando bem após cada adição, para formar uma massa homogênea. Transfira para uma superfície enfarinhada e sove-a bem até ficar brilhante e elástica. Devolva-a para uma vasilha limpa e seca e deixe-a coberta até que triplique de volume, em local protegido do vento.
Prepare o recheio: misture as passas com o recheio de avelãs e as gotinhas de chocolate e comece a montar a guirlanda. Em uma superfície enfarinhada, divida a massa em 32 partes. Abra cada uma ao meio e coloque 1 colher (chá) de recheio de avelã. Feche bem, formando uma bola, para que o recheio não vaze.
Acomode 8 bolas da massa recheada em uma forma redonda untada com manteiga (20 cm de diâmetro), para dar o formato de uma guirlanda.
Cubra com um pano e deixe crescer mais uma vez até dobrar de tamanho. Pincele com a mistura de gemas e água e asse em forno preaquecido a 180 °C por cerca de 20 minutos ou até dourar. Desenforme sobre uma grade e deixe esfriar.
Decoração: derreta a cobertura meio amarga Top no micro-ondas, coloque-a em um cone de papel-manteiga e faça riscos sobre a guirlanda. Faça o mesmo processo com a cobertura branca Top. Disponha as cerejas e as folhas de hortelã e sirva.
Dica: para presentear ou vender essa especialidade, passe uma fita de cetim larga em volta da guirlanda, dê um laço e embrulhe em papel-celofane. (potência média). Coloque-a em uma tigela grande e acrescente os ovos e a esponja já crescida, misturando bem. Acrescente aos poucos a farinha de trigo e o sal, misturando bem após cada adição, para formar uma massa homogênea.
Massas com Confeiteiro
MASSAS COM CONFEITEIRO
Cobertura Fracionada Confeiteiro
Além dos usos tradicionais, você também pode usá-la como ingrediente de base. Isso porque a Cobertura Confeiteiro oferece um equilíbrio entre açúcar, gordura e o sabor de chocolate que, combinado às farinhas e aos ovos, dá mais sabor aos seguintes tipos de massa:
• MASSAS COM ADIÇÃO DE FERMENTO BIOLÓGICO
Pães ricos em gordura podem ser preparados com a Cobertura Confeiteiro – açúcar e manteiga são reduzidos de modo significativo, e a receita ainda ganha o sabor gostoso de chocolate.
Veja aqui uma receita com essa massa:
• MASSAS COM ADIÇÃO DE FERMENTO QUÍMICO
Pães de textura mais firme, que levam frutas e oleoginosas na massa, também ficam excelentes com a COBERTURA CONFEITEIRO. Confira o resultado aqui
• BISCOITOS TIPO CHAMPAGNE
Feitos em forminhas de madeleine, se transformam em um excelente presente para o Natal com um ótimo custo-benefício. Para esse uso, a receita de base é 200 g de cobertura, 8 colheres (sopa) de farinha de trigo (80 g), 1 colher (café) de fermento químico e 2 ovos. O que muda é apenas a consistência da massa: usando a COBERTURA BRANCA e a COBERTURA AO LEITE, a textura, antes de ir ao forno, será mais fluída:
Aqui a massa é mais fluída: use uma concha ou uma vasilha com bico dosador para despejar na forma.
Nos sabores BLEND e MEIO AMARGO, a textura é mais firme – você pode acomodá-la em uma manga de confeitar para porcionar a massa nas forminhas.
Fonte e Créditos : http://www.harald.com.br/dica/29
Nenhum comentário:
Postar um comentário