quarta-feira, 28 de setembro de 2016

domingo, 25 de setembro de 2016

7 coisas que você precisa saber para fazer o melhor pão

7 coisas que você precisa saber para fazer o melhor pão


Pães quentinhos caem bem a qualquer momento do dia. E prepará-los na cozinha de casa pode ser mais fácil do que você imagina. Separamos algumas dicas para você aprender a fazer o pão caseiro perfeito. Confira:
  1. Para fazer pães macios por dentro e crocantes por fora, as padarias têm um segredo: respeitar à risca os pesos e medidas da receita.
  2. Existe um ingrediente chamado “melhorador de farinha para pão” que pode ser encontrado nos supermercados.
  3. Sovar bem o pão é essencial para desenvolver bem o glúten. Para isso, conte com a Planetária ARNO: usando o Gancho, você pode poupar bastante esforço.
  4. O sal é fundamental, mesmo no preparo de pães doces – mas deve ser acrescentado no final, e não com o fermento.
  5. Algumas receitas pedem água morna, mas é necessária atenção: calor em excesso prejudica o fermento e pode impedir o crescimento da massa.
  6. Para deixar a casquinha bem crocante, coloque uma travessa de água no forno para gerar vapor.
  7. Quando prontos, é necessário colocar os pãezinhos para esfriar. O descanso perfeito é em uma grade, pois isso permite que a umidade não condense em torno do pão.
Use essas dicas no preparo do pão francês, mas também do pão de queijo, pão de alho, pão integral ou qualquer tipo que você quiser – o importante é lembrar-se de que o pão fresquinho é sempre mais saboroso.

Fonte e Créditos : http://aoseulado.arno.com.br/dicas/7-coisas-que-voce-precisa-saber-para-fazer-o-melhor-pao_1317?utm_source=facebook&utm_medium=cpc&utm_campaign=paozinho-perfeito

domingo, 18 de setembro de 2016

BROA CAXAMBÚ

BROA CAXAMBÚ





Ingredientes

• 300g de açúcar refinado
• 180g de margarina para uso culinário 
• 1 ovo (50g)
• 300g de farinha de trigo
• 300g de fubá
• 15g de fermento em pó
• 200 ml de leite integral
• 150g de Gota Pingo Sabor Chocolate Mavalério
• Gema para pincelar
• Açúcar Colorido Branco Mil Cores para polvilhar

Modo de preparo

Em uma batedeira, com o batedor raquete, bata o açúcar com a margarina até homogeneizar. Junte o ovo e bata novamente. Acrescente a farinha de trigo, o fubá e o fermento em pó. Colocar o leite aos poucos até misturar completamente. Por último agregue as gotas de chocolate. Fazer bolinhas com as mãos untadas e colocar numa assadeira também untada com óleo, pincelar com a gema e polvilhar o açúcar branco. Levar para assar por 20 minutos em um forno já pré-aquecido a 160°C.

Fonte e Créditos : 

quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Técnicas Básicas de Confeitaria - Massas Quebradas ou Massas Secas

Técnicas Básicas de Confeitaria - Massas Quebradas ou Massas Secas


Fonte e Créditos : http://comumapitadadeacucar.blogspot.com.br/2011/08/tecnicas-basicas-de-confeitaria-massas.html


Uma das coisas que me tirava o sono no início das minhas aventuras da cozinha eram as famosas massas quebradas, ou como alguns chamam, massas podres...aquelas que ficam por baixo das tortas e que esfarelam um pouco mais, sabe? Pois é, no início eu indicaria apenas sorte como fator resultante de uma receita de tal massa bem executada...pode ser pelo fato que minha cozinha não tem a temperatura adequada, e claro...quer dizer mais óbvio, eu não tinha a quantidade de informações e conhecimento necessário para me dar mais segurança e ter resultados bons como uma constante. 

Enfim, chega o segundo semestre da faculdade e com ele as aulas de confeitaria básica. Para minha felicidade logo na segunda aula, tive uma das melhores aulas que participei até hoje, a aula de massas quebradas que são base para inúmeras preparações da confeitaria. A aula foi deliciosa (Não poderia ser diferente, já que no fim nós provamos tudo, né?) e acima de tudo esclarecedora...descobri onde estava errando e recebi dicas preciosas da professora. Mas como eu sempre penso em vocês quando estou aprendendo algo novo, logo em seguida comecei a pensar em como seria esse post e como poderia passar todas as informações que recebi...então vamos lá? Vamos aprender mais um pouco sobre confeitaria? Vamos! 


Bom, a definição das massas pode ser descrita pelas suas características de textura e execução. São conhecidas por serem massas que necessitam de refrigeração durante o preparo (em alguns casos), são trabalhadas após esse primeiro período, depois voltam ao refrigerador e por fim são levadas ao forno para assar. Também é uma característica comum a ausência de corpo e elasticidade, já que em nenhuma das massas que falaremos abaixo, o glúten deve ser desenvolvido, ou seja, são massas que não devem ser trabalhadas demasiadamente após a inclusão da farinha. 

Tipos de Massas 

As massas podem ser classificadas em três categorias, segundo a relação matéria gordurosa/farinha. A matéria gordurosa pode ser manteiga ou margarina (mas com manteiga o resultando sempre tende a ser melhor). São elas: 

Pesadas: têm mais de 500 g. de matéria gordurosa por kg de farinha (Ex.: Massa Sablée e Diamantina) 
Médias: exatamente 500 g. de matéria gordurosa por kg de farinha. (Ex.: Massa Brisée e Frolla) 
Leves: têm menos de 500 g. de matéria gordurosa por kg de farinha.(Ex.: Massa Sucré) 

A diferença das massas são basicamente a proporção de matéria gordurosa em relação a farinha e o tipo de preparo de cada uma. Normalmente podem ser usadas como qualquer base de torta, ou até alguns biscoitos, a diferença vai ser principalmente o que você quer preparar e o tipo de preparo que quer fazer, mas podem ser usadas para qualquer preparo de torta sem exceção. 

Preparo das Massas 

Para a confecção das massas, existem duas técnicas principais, o Sableado e a Emulsão. Basicamente a sua diferença vem da temperatura da matéria gordurosa, que nesses casos podem ser apresentadas frias/geladas ou a temperatura ambiente. 

Para o sableado, primeiro é feita uma espécie de “farofa” com a manteiga e a farinha de trigo e somente após essa etapa que os líquidos são acrescentados. Aqui a idéia é trabalhar muito rápido para a manteiga não derreter e não prejudicar o processo de confecção da massa. Durante o sableado, a gordura vai encapsulando as partículas de farinha originando a impermeabilização das mesmas. Assim, como o glúten encontra-se "no interior" dessas partículas de farinha não haverá risco de hidratação durante a incorporação dos líquidos. Caso contrário, se chegasse a se hidratar, a massa se tornaria elástica e com força e esse não é o objetivo para tais preparações. 

Para a emulsão, o começo é bem parecido com alguns métodos de preparo de bolo, onde primeiro fazemos um creme (normalmente na batedeira) com a manteiga em temperatura ambiente com o açúcar e os líquidos e somente depois disso que acrescentamos os ingredientes secos. Como a farinha entra no final, o glúten não chegará a se hidratar para dar elasticidade à massa. 

Normalmente todas as massas podem ser feitas através de qualquer uma das técnicas, porém é aconselhável o sableado para a massa Brisée e a emulsão para a Sablée, Frolla e Sucrée. 

A técnica de emulsão também é aconselhável para massar com grande quantidade de açúcar. 

Como escolher os ingredientes e quais são suas funções 


O ovo exerce uma função importante na massa. Aqui eles favorecem a emulsão do açúcar com a manteiga e também hidratam a farinha. Também dão sabor, cor e extrutura as massas. Massas onde o ovo faz parte da composição terão resultados diferentes caso você use ovos inteiros, apenas gemas ou então apenas claras. A diferença será na textura, prefira massas que tenham apenas gemas...além de facilitar o processo de emulsão (caso seja esse o escolhido), a quantidade de água na massa será menor, visto que as claras possuem muito mais água dos as gemas e assim provavelmente você usará menos farinha de trigo no preparo obtendo então uma massa mais saborosa. 
Massas feitas apenas com gemas serão mais finas e com melhor capacidade de resfriamento. As feitas apenas com claras serão mais rígidas e secas por conta da falta de gordura presente na gema. 

A proporção de gemas para ovo é a seguinte: A cada 3 gemas, use 1 ovo inteiro para substituir. 

No caso da farinha, escolha as que possuem um menor teor de glúten em sua composição. Aquelas farinhas próprias para pães e massas não são muito bem vindas aqui, pois não queremos desenvolver o glutén e tão pouco trazer muita elasticidade para a massa. Se conseguir encontrar (no Brasil é mais difícil) escolha a farinha sem proteína (o glúten é uma proteína), pois elas serão ideiais para esse tipo de massa. 
Você também pode escolher usar cacau na massa para dar mais cor e sabor, nesse caso substitua uma parte da farinha por ele.

Para a matéria gordurosa, quando estamos falando de sabor, escolha sempre manteiga sem sal de boa qualidade. Dependendo da temperatura do local de trabalho, dê preferência para margarina ao invés de manteiga, visto que em tais locais o trabalho com a manteiga será dificultado e como a margarina o ponto de fusão será mais alto, ou seja, ela suporta melhor altas temperaturas. Porém a manteiga sempre dará muito mais sabor ao preparo e também não tem gordura trans em sua composição. As massas com maior teor de gordura, ou seja, que levem maior quantidade de matéria gordurosa em seu preparo, deve ser resfriadas por mais tempo. 

O sal tem a função de realçar o sabor da massa e também ajuda a dar coloração quando assada. Dê preferência ao sal refinado. 

O açúcar também ajuda a dar sabor e coloração. Porém há diferença no resultado dependo do tipo de açúcar que você for usar. As massas feitas com açúcar refinado ou cristal apresentam um aspecto mais rústico, visto que são mais difíceis de serem incorporadas a preparação. As massas feitas com açúcar impalpável resultam em massas com superfícies mais lisas e uniformes, o que ajudam tanto na textura quanto na hora de colocá-las na forma, já que usando esse ingrediente, elas terão melhor aderência a forma e assim copiar melhor o molde. 

Algumas massas, como a massa Frolla, utilizam fermento em pó químico. O uso dele nessa massa é definido quando se quer uma massa mais aerada ou que esfarele um pouco mais. Porém a proporção de fermento na massa nunca deve ser superior a 2% em comparação com a quantidade de farinha de trigo (Ex. 20g para cada 1Kg de farinha de trigo). 

Algumas massas podem ter glucose ou mel em sua composição, nesse caso além de dar sabor e cor, tais ingredientes conservam melhor a umidade da massa e assim confere vida mais longa ao preparo. 

Se você quiser pode adicionar algum sabor a massa. Quando doces: extrato de baunilha, extrato de amêndoas, raspas de limão, raspas de laranja, etc. Porém lembrem-se que o melhor momento para adicionar esses aromas é quando estamos batendo a manteiga com ao açúcar (no caso da emulsão) ou junto com os líquidos (no caso do sableado). 

Cocção das Massas 

Há dois tipos de cocção dessas massas. A cocção a branco ou a cocção completa. Você irá decidir qual deles irá usar dependendo do recheio que for agregar a massa. 
Por exemplo: massas onde o recheio irá ao forno, devem ser submetidas apenas ao processo de cocção a branco (com exceção das tortas com tampa, onde será levada ao forno junto com o recheio de uma única vez). 
Massas onde o recheio não necessita de cocção, serão submetidas ao processo de cocção completa. 

A diferença dos tipos de coção são: 

Cocção a branco: É uma cocção prévia de 8 a 10 minutos em forno de 180 graus. Essa pré cocção é necessária para que a massa fique com a textura adequada e não “embatume” no forno. 
Para fazer a cocção é necessário cobrir a massa completamente com papel alumínio e colocar um peso sobre ele (Grão de feijão, grão de bico, cerâmica própria para esse uso, etc) a fim de evitar que a massa crie bolhas no fundo e cozinhe por igual. 

Cocção completa: Primeiro é feita a cocção a branco e depois é retirado o papel alumínio com os pesos, depois disso a massa é assada até que fique dourada ou na textura desejada. 

Conservação das massas

As massas (sem assar) que não possuem fermento químico em sua composição podem ser armazenadas por até 7 dias na geladeira ou então 2 meses no freezer. 

Massas (sem assar) que possuem fermento químico em sua composição podem armazenadas por até 3 dias na geladeira ou até 2 meses no freezer. Se for fazer massa e congelar imediatamente, é aconselhável acrescentar um pouco mais de fermento em sua composição (ex.: Ao invés de 10g, coloque 15g). Mas use essa regra apenas se for congelar a massa antes de usar. 

Para usar uma massa que foi congelada, deixe a mesma descongelando na geladeira de uma noite para outra até que fique com a temperatura da geladeira e assim possa ser manuseada

Você também pode congelar a massa após a cocção. Nesse caso o prazo é de até 2 meses. Descongele na geladeira antes de usar

Proporções em relação a forma 

Uma dúvida freqüente que sempre me deixava confusa, era a quantidade de massa para cada tamanho de forma...já que algumas vezes sobrava e outras faltava, mas se você seguir a linha de pensamento abaixo, vai ser fácil não errar novamente: 

· Para uma forma de 10cm de diâmetro: Massas com espessura de até 3mm a quantidade de massa necessária para cobrir será aproximdamente 50g; 
· Para uma forma de 18cm de diâmetro: Massas com espessura de até 3mm a quantidade de massa necessária para cobrir será aproximdamente 180g; 
· Para uma forma de 24cm de diâmetro: Massas com espessura de até 3mm a quantidade de massa necessária para cobrir será aproximdamente 300g; 
· Para uma forma de 28cm de diâmetro: Massas com espessura de até 3,5mm a quantidade de massa necessária para cobrir será aproximdamente 350g;
· Para uma forma de 34cm de diâmetro: Massas com espessura de até 3mm a quantidade de massa necessária para cobrir será aproximdamente 500g. 

Sugestão de receita das massas doces (Apenas para preparações doces) 

Massa Brisée – Tipo de massa: Média 

125g de manteiga sem sal bem gelada cortada em cubinhos 
25g de açúcar refinado 
1 ovo 
1 gema 
25ml de água fria 
250g de farinha de trigo 
1 pitada de sal 

Modo de preparo 

1. No processador, bata a manteiga gelada com o açúcar, sal e a farinha de trigo até obter uma farofa fina (pode ser feita na mão, mas deve-se trabalhar rapidamente para não desenvolver derreter a manteiga). 

2. Acrescente os demais ingredientes e pulse até a massa ficar homogênea. Cubra a massa com papel filme e leve a geladeira por pelo menos 1 hora antes de usar. Coloque na forma e depois leve a geladeira novamente antes de levar ao forno. 

Massa Sablée – Tipo de Massa: Pesada (essa é uma massa de excelente qualidade, principalmente para tortas). 

150g de manteiga sem sal em temperatura ambiente 
110g de açúcar impalpável (pode ser açúcar de confeiteiro) 
3 gemas 
250g de farinha de trigo 
½ colher (chá) de extrato de baunilha (ou algum outro saborizante de sua preferência) 
1 pitada de sal 

Modo de preparo 

1. Bata a manteiga com o açúcar na batedeira com o acessório que parece uma raquete, até obter um creme branco. Adicione o extrato de baunilha e as gemas. Bata até incorporar. Acrescente a farinha de trigo e bata levemente até incoporar a farinha de trigo. 

2. Cubra a massa com papel filme e leve a geladeira por pelo menos 1 hora antes de usar. Coloque na forma e depois leve a geladeira novamente antes de levar ao forno. 

Massa Frolla – Tipo de Massa: Média 

200g de manteiga sem sal em temperatura ambiente 
120g de açúcar impalpável 
2 ovos 
400g de farinha de trigo 
8g de fermento em pó químico 
1 pitada de sal 
Raspas da casca de 1 limão (ou outro saborizante a sua escolha) 

Modo de preparo 

1. Bata a manteiga com o açúcar na batedeira com o acessório que parece uma raquete, até obter um creme branco. Adicione o extrato de baunilha e as gemas. Bata até incorporar. Acrescente a farinha de trigo e o fermento que devem ser peneirados previamente e bata levemente até incoporar. 

2. Cubra a massa com papel filme e leve a geladeira por pelo menos 2 horas antes de usar. Coloque na forma e depois leve a geladeira novamente antes de levar ao forno. 

Massa Sucrée – Tipo de Massa: Leve 

225g de manteiga sem sal em temperatura ambiente 
180g de açúcar refinado 
2 ovos 
500g de farinha de trigo 
1 pitada de sal 
½ colher (chá) de extrato de baunilha (ou outro saborizante a sua escolha) 

Modo de preparo 

1. Bata a manteiga com o açúcar na batedeira com o acessório que parece uma raquete, até obter um creme branco. Adicione o extrato de baunilha e os ovos. Bata até incorporar. Acrescente a farinha de trigo e bata levemente até incoporar a farinha de trigo. 

2. Cubra a massa com papel filme e leve a geladeira por pelo menos 1 hora antes de usar. Coloque na forma e depois leve a geladeira novamente antes de levar ao forno. 

Algumas receitinhas que já passaram por aqui que utilizam algumas das técnicas mencionadas acima:
  
Tartelettes de Chocolate com Creme de Marcarpone e Caramelo de Morango


Mini Tortinhas de Morangos Assados com Creme


Tartellete de Chocolate Branco com Damascos e Pistaches


Tartelettes de Chocolate com Caramelo de Flor de Sal


Torta Mousse de Chocolate Branco com Morangos

terça-feira, 6 de setembro de 2016

Bolo Gelado de Abacaxi

Bolo Gelado de Abacaxi





Ingredientes
1 abacaxi picado em pedaços pequenos
1 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de água
Deixar ferver por 10 minutos. Despejar numa forma grande e funda, a calda e o abacaxi.
Enquanto ferve vá batendo a massa do pão de ló abaixo

Massa
7 ovos (claras em neve)
8 colheres (sopa) de açúcar
7 gemas uma a uma
8 colheres (sopa) de farinha de trigo

Tem que ser nessa ordem: claras em neve, açúcar aos poucos, gemas, farinha de trigo.
Despejar sobre o abacaxi e levar ao forno por meia hora. No meu forno fica pronto em vinte minutos. Observe, quando estiver marronzinho bem claro, já está bom, o palito saindo limpo é outra dica.
Enquanto está assando vá fazendo o creme abaixo (que vai ao fogo)

1° creme (levar ao fogo)
1 litro de leite de vaca
3 gemas (tire a pelinha) - reserve as claras para o 2° creme
1 lata de leite condensado
2 colheres (sopa) bem cheias de maisena
1 copo de requeijão
Levar ao fogo. Mexer até engrossar. Despejar sobre o bolo quente.
Deixe o bolo esfriar totalmente para então fazer o creme abaixo senão o creme endurece e não dá para por sobre o bolo.

2° creme (não vai ao fogo)
3 claras em neve firme
6 colheres (sopa) de açúcar
1 pacote de gelatina sem sabor dissolvida conforme a embalagem
2 caixinhas ou latas de creme de leite
Misturar bem, nessa ordem e na batedeira. Despejar sobre o primeiro creme quando o bolo já estiver frio. Espalhar coco ralado (uso um pacote de sococo)
Deixe gelar bem até que o creme esteja durinho, eu faço à tarde e deixo na geladeira até o dia seguinte coberto com papel alumínio.
Eu nunca desenformei, uma amiga fez em forma de fundo removível e disse que desenformou direitinho. Sirvo na forma mesmo.
Fica muito gostoso. É uma sobremesa fina.



Receita bônus:

Receita da Kafka na Praia


Bolo Gelado de abacaxi II 

Ingredientes
1/2 abacaxi picado  
3 colheres (sopa) de açúcar
1 massa de pão-de-ló de sua preferência (segue receita abaixo)

Creme:
1 lata de leite condensado
2 latas de leite de vaca
2 gemas
2 colheres (sopa) rasas de amido de milho
algumas gotas de extrato de baunilha
Coco ralado para polvilhar

Preparo do Bolo
Forre o fundo de uma assadeira com o abacaxi picado e polvilhe açúcar sobre ele. Dependendo da acidez ou doçura do abacaxi, coloque mais ou menos açúcar.


Bata uma massa de pão-de-ló e despeje sobre o abacaxi. Bata o fundo da assadeira para tirar bolhas de ar e leve ao forno preaquecido para assar.


Retire o bolo do forno e vá preparar o creme. 

Preparo do Creme
Coloque todos os ingredientes do creme numa panela e leve ao fogo para engrossar. Fica um creme ralinho.
Despeje o creme sobre o bolo assado e polvilhe coco ralado por cima. Espere esfriar, cubra com filme plástico e leve à geladeira de um dia para o outro.


Sirva decorado com cerejas ao marasquino e folhas de hortelã.


Receita para a massa do pão de ló

3 ovos
100g de farinha de trigo
100g de açúcar
30g de manteiga sem sal
15ml (1 c sopa) de leite e algumas gotas de extrato de baunilha.


Derreta a manteiga com o leite e a baunilha no microondas ou banho-maria. Bata os ovos com o açúcar até formar uma mistura fofa e clara, cerca de 15 minutos. Peneire a farinha e misture com delicadeza. Antes que a farinha seja toda incorporada, despeje a mistura líquida derretida e ainda quente sobre a massa. Termine de misturar com colher de silicone até a massa ficar lisa e brilhante. Despeje sobre o abacaxi e leve ao forno preaquecido a 180oC por cerca de 25 a 30 minutos. Faça o teste do palito.


Fonte e Créditos : http://www.confeitariacreative.com.br/2016/01/bolo-gelado-de-abacaxi.html

Bolo Gelado - Mousse de Leite Ninho

Bolo Gelado - Mousse de Leite Ninho



Ingredientes
Massa:
4 claras
1 pitada de sal.
1 copo de requeijão de água gelada.
4 gemas.
3 xícaras de farinha de trigo.
2 xícaras de açúcar.
1 colher de sopa cheia de fermento em pó.
Calda:
200 ml de leite de coco.
100 ml de leite condensado.
50 ml água filtrada.
Recheio:
1 lata de leite condensado.
1 lata de creme de leite.
1 medida da lata de leite condensado, de leite em pó Ninho
12g gelatina em pó sem sabor.
1 xícara de água.
Cobertura:
1 lata de leite condensado.
1 colher de sopa de margarina.
5 colheres de sopa de leite em pó Ninho.
1/2 lata de leite (use a lata como medida).
Decoração:
Raspas de chocolate branco ou coco ralado.
cerejas.(opcional)


Modo de Fazer
Massa:
Bata na batedeira, as claras por 10 minutos. Com a batedeira ligada adicione a pitada de sal, a água gelada, as gemas, a farinha, o açúcar e o fermento. Coloque a massa em uma forma redonda de 23cm de diâmetro untada e enfarinhada. Leve ao forno pré-aquecido por 30 minutos ou até que ao espetar um palito, o mesmo saia limpo.
Calda:
Misture todos os ingredientes para molhar o bolo.
Recheio:
Bata no liquidificador os 3 primeiros ingredientes. Coloque a gelatina na xícara de água, hidratando-a e em seguida leve ao microondas por 20 segundos. Coloque essa mistura no liquidificador e bata mais um pouco. Leve o creme a geladeira até ficar firme.
Cobertura:
Em uma panela coloque todos os ingredientes e leve ao fogo baixo até ficar no ponto de brigadeiro de copinho. Retire do fogo e deixe esfriar.
Montagem:
Corte o bolo ao meio, molhe a primeira parte com a calda, coloque o recheio, cubra com a outra parte do bolo e molhe com o restante da calda.
Cubra o bolo com o brigadeiro e decore com as raspas de chocolate branco e cerejas.
Leve para gelar.





Fonte e Créditos : http://www.confeitariacreative.com.br/2016/01/bolo-gelado-mousse-de-leite-ninho.html

Massa Caseirinha de Iogurte

Massa Caseirinha de Iogurte



Bolo de Iogurte 

Ingredientes : (as medidas utilizam o do copo de iogurte )
1 copo de iogurte natural
4 ovos
2 copos de açúcar 
1/2 copo de óleo 
2 copos de farinha de trigo
1 colher de café de fermento.

Modo de fazer:
Coloque o iogurte, os ovos, o açúcar, o óleo no liquidificador e bata, numa vasilha, agregue a farinha de trigo e misture com fuê, leve ao forno pré aquecido.

Tempo de forno: em torno de 45 min!


Fonte e Créditos : http://www.confeitariacreative.com.br/2016/08/massa-caseirinha-de-iogurte.html

Bolo de Rolo para lembrancinhas de casamento

Bolo de Rolo para lembrancinhas de casamento


Ingredientes
250 gramas de farinha de trigo
6 ovos claras em neve 
250 gramas de açúcar.
250 gramas de manteiga.

Modo de preparo recheio 
O recheio vai depender do seu gosto. Costuma-se utilizar na receita de bolo de rolo a goiabada e caso você deseje manter esse doce, basta usar 500 g de goiabada derretida em banho Maria. 
Meia xicara de água.

Modo de Fazer o bolo de rolo
Na batedeira bater as claras em neve até alcançar ponto de pico e reservar, misture o açúcar e a manteiga até alcançar uma consistência bem cremosa e amarelada.
Na mistura anterior acrescente todas as gemas e vá misturando na batedeira uma a uma. É importante que não despeje todas de uma única vez.
Misture a farinha peneire todo o trigo e acrescente nesse creme aos poucos. Bata na batedeira até misturar bem e por ultimo misturar as claras delicadamente.
Despeje uma camada bem fina da massa de 3 a 4 colheres de sopa e espelhe em uma assadeira retangular 35 x 23 já untada com trigo e manteiga.
A receita dá para fazer sete rolo em espessura bem fina. Assar de 3 minutos dependendo do seu forno em 180 g desenforme sobre um papel manteiga polvilhado com açúcar ou pano de prato higienizado . Aplique o doce sobre a camada e enrole com cuidado para não quebrar. 



Cortar os bolinhos 6 cm para lembrancinhas casamentos.

Para decoração usei talagarça encontrada em lojas de tecidos. Pérolas e argolinhas usado como alianças.
Fitas de acordo com evento.
Fonte e Créditos : http://www.confeitariacreative.com.br/2016/05/bolo-de-rolo-para-lembrancinhas-de.html

Pão de Ló Catarinense

Pão de Ló Catarinense





Massa do Pão de Ló
6 ovos grandes ou 7 m´dios
1 e meia xícara de farinha
1 e meia xícara de açúcar
1/2 xícara de amido de milho
1 colher de sopa + 1 colher de chá de fermento
1 colher de sopa + 1 colher de sobremesa de emulsificante emustab
1/2 xícara de água bem gelada

Modo de preparar
Coloque todos os ingredientes em ordem conforme a receita dentro da batedeira (todos ovos inteiros, a farinha, o açúcar, maisena (amido), tudo junto, no final a água gelada, bata em velocidade alta por cinco minutos. Asse em forno a 180 graus.

Rende: 1,2kg de massa. Dois pães de ló de 25 cm ou 3 de 20 cm.

Fonte e Créditos : http://www.confeitariacreative.com.br/2016/05/pao-de-lo-catarinense.html

Pudim de Prestígio

Pudim de Prestígio




Ingredientes:
Creme Branco:
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
1 xícara (chá) de leite
2 colheres (sopa) de amido de milho
100g de coco ralado


Creme de Chocolate:
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
1 xícara (chá) de leite
2 colheres (sopa) de amido de milho
1 colher (sopa) de chocolate em pó
150g de chocolate ao leite picado


Modo de Preparo:
Creme branco: no liquidificador, bata o leite condensado, o creme de leite, o leite, o amido de milho e misture o coco ralado.
Coloque em uma panela, leve ao fogo brando, mexendo sempre até engrossar. Reserve.

Creme de chocolate: no liquidificador, bata o leite condensado, o creme de leite, o leite, o amido de milho e o chocolate em pó.
Coloque em uma panela, leve ao fogo brando mexendo sempre até engrossar.
Desligue o fogo e acrescente o chocolate ao leite picado. Mexa até derreter


Montagem: em uma forma grande para pudim, untada com margarina, coloque o creme branco e por cima o creme de chocolate.
Leve a geladeira até firmar.
Desenforme e sirva.

Dica: Decore com coco ou a gosto.
Faça em forminhas individuais para pudim e venda nelas.  


Fonte e Créditos : http://www.confeitariacreative.com.br/2016/06/creme-pudim-de-prestigio-facil-e.html

Coração De Brownie

Coração De Brownie



Brownie crocante por fora e cremoso por dentro, recheado com creme de morango… esse é para derreter o coração de qualquer um! E ainda é mais fácil de fazer do que parece - olha aqui:

INGREDIENTES
Para a massa:
1. 200 g de manteiga sem sal cortada em cubos...
2. 400 g de açúcar
3. 300 g de chocolate ao leite ou meio amargo picado
4. 4 ovos em temperatura ambiente
5. 2 colheres de chá de baunilha Dr. Oetker
6. 200 g de farinha de trigo
7. 1 colher de chá de fermento químico Dr. Oetker
8. 1/2 colher de chá de sal
9. 50 g de chocolate em pó 70% Dr. Oetker
Para o recheio:
1. 200 g de chocolate branco
2. 200 g de creme de leite fresco
3. 1/2 envelope de gelatina sem sabor Dr. Oetker
4. 30 ml de água filtrada
5. 1 colher de chá de essência de morango Dr. Oetker
PREPARO
Massa:
1. pré aqueça o forno à 170 graus
2. unte uma forma baixa 30 x 40cm e forre o fundo com papel manteiga untado
3. coloque em uma panela a manteiga, o açúcar e o chocolate
4. leve ao fogo baixo, misturando sempre até derreter – cuidado para não queimar o chocolate
5. retire do fogo e reserve
6. peneire juntos a farinha, o fermento, o chocolate em pó e o sal
7. em uma tigela grande coloque os ovos e a baunilha e desmanche bem com um foeut
8. em seguida acrescente 1/3 da mistura de chocolate e manteiga e misture bem
9. acrescente o restante e misture até incorporar bem
10. junte a mistura dos secos aos poucos e misture com uma espátula
11. espalhe na forma e leve ao forno por aproximadamente 20 minutos
Recheio
1. coloque a água em uma tigela pequena e polvilhe a gelatina por cima e reserve
2. pique o chocolate e coloque em uma tigela refratária
3. leve o creme de leite ao fogo baixo e deixe aquecer até começar a borbulhar nas laterais
4. despeje sobre o chocolate
5. aguarde 1 minuto e comece a misturar
6. junte a gelatina e misture bem
7. junte a essência de morango
8. aguarde algumas horas antes de usar
Montagem
1. aguarde a massa esfriar completamente e corte os corações usando um cortador
2. coloque o recheio em um saco de confeitar ou zip lock
3. corte a ponta e coloque sobre um coração – coloque na parte mais lisa e junte 4.
4. outro também deixando a parte mais lisa para dentro coloque no prato e decore com mini corações Dr. Oetker
Veja também aqui: http://bit.ly/260Kicx
Ver mais


— com Escola de Bolo.

Fonte e Créditos :

Bolo Com Coração Dentro

Bolo Com Coração Dentro



Um bolo de chocolate deliciosamente apaixonante: a cada fatia, um coração! Quem resiste a uma surpresa dessas?

INGREDIENTES
Corações:
•1 embalagem de Mistura para Bolo Baunilha Dr. Oetker...
•150 ml de leite
•3 ovos
•100 g de margarina em temperatura ambiente
•1 envelope de Gelatina em Pó sem Sabor Vermelha Dr. Oetker
Massa de Chocolate:
•1 embalagem de Mistura para Bolo Chocolate Dr. Oetker
•150 ml de leite
•3 ovos
•100 g de margarina em temperatura ambiente
Cobertura:
•1 lata de leite condensado
•1 lata de creme de leite
•30 g de Chocolate em Pó 70% Cacau Dr. Oetker

PREPARO
Corações:
1.Unte e forre com papel-manteiga uma forma para bolo inglês (30 cm x 12 cm).
2.Pré-aqueça o forno à 180 ºC.
3.Dissolva a gelatina em água fria conforme as instruções da embalagem e deixe hidratar por 10 minutos.
4.Enquanto isso, prepare a massa do bolo de baunilha, de acordo com as instruções da embalagem.
5.Coloque a gelatina por alguns segundos no microondas até dissolver e junte à massa de baunilha, para fazer a massa cor-de-rosa.
6.Despeje a massa na forma e leve ao forno por 30 minutos ou até que, ao espetar com um palito, ele saia seco.
7.Reserve para esfriar antes de desenformar.
8.Corte fatias de aproximadamente 1 cm do bolo e, nelas, corte corações usando um cortador grande.
Massa de Chocolate e Montagem:
1.Unte e forre com papel-manteiga uma forma para bolo inglês (30 cm x 12 cm).
2.Pré-aqueça o forno à 180 ºC.
3.Prepare a massa do bolo de chocolate, de acordo com as instruções da embalagem.
4.Despeje 1/3 da massa no fundo da forma, acomode os corações juntos e enfileirados, com a parte maior para baixo, centralizando bem na forma.
5.Em seguida, preencha a forma com o restante da massa de chocolate.
6.Leve ao forno por 30 minutos ou até que, ao espetar com um palito, ele saia seco.
7.Deixe esfriar antes de desenformar.
Cobertura:
1.Coloque todos os ingredientes em uma panela pequena e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até engrossar levemente.
2.Espalhe sobre o bolo já frio
Ver mais


— com Escola de

Fonte e Créditos :