segunda-feira, 27 de junho de 2016

Goma-dofu (Tofu de gergelim)

Goma-dofu (Tofu de gergelim)



Ingredientes (para 4 porções)

Goma-dofu (Tofu de gergelim)
・25g de pasta de gergelim branco 
・25g de amido de milho
・1½ xícaras de água
・Pitada de sal

Para Guarnecer
・Um pedaço de gengibre 
・Shoyu

Modo de preparo

  1. Misture o amido de milho, sal e meia xícara de água. Ferva a xícara de água que restou e reserve. Coloque a pasta de gergelim numa panela e adicone a mistura de amido de milho aos poucos, uma colher de sopa de cada vez, mexendo bem após cada adição. Depois de repetir o processo por 3 ou 4 vezes, vá acrescentando quantidades maiores da mistura de amido de milho. Quando cerca da metade estiver misturada, junte a metade restante da mistura de amido de milho e mexa bem. Depois aos poucos vá acrescentando a xícara de água quente que estava reservada.
  2. Leve a panela ao fogo médio, mexendo a mistura com uma colher de pau. Quando ferver, reduza para o fogo baixo. Mexa constantemente conforme a mistura vai engrossando para garantir uma consistência uniforme. Se a mistura não estiver uniforme, retire do fogo e bata até ela ficar uniforme antes de colocar a panela de volta ao fogo. A mistura estará pronta quando você passar a colher de pau pelo fundo da panela e a mistura se dividir permitindo que se veja o fundo como mostra a foto.
  3. Coloque a mistura numa forma umedecida e cubra com uma folha de filme plástico umedecido. Coloque a forma numa bandeja ou tigela com água tomando cuidado para não deixar entrar água na forma. A mistura deve ficar firme ao toque. Ela pode ser colocada na geladeira para firmar por uma ou duas horas.
  4. Remova da forma e corte em quadrados. Descasque e rale o gengibre. Guarneça cada quadrado com um pouco de gengibre ralado e coloque por cima um pouco de shoyu.

Cantinho Informativo

Shojin ryori (Culinária budista)

Goma-dofu é um exemplo de Shojin ryori, a culinária tradicional dos monges dos templos budistas. Esta culinária não usa nenhuma carne ou peixe, em respeito ao preceito budista de não tirar a vida de nenhuma criatura. Ela é baseada em grãos, feijões e vegetais. Temperos são usados com modéstia, a fim de não ocultar o sabor dos ingredientes, e existe todo um esforço para se usar todas as partes dos ingredientes, a fim de se evitar qualquer desperdício.

Apenas descrever esta cozinha vegetariana pode causar a impressão de que ela não satisfaz. Contudo, um número de pessoas afirma que esta culinária oferece pratos deliciosos e faz questão de visitar templos para experimentar a cozinha budista. Também existe um número de restaurantes especializados em Shojin ryori. Eles são voltados ao público feminino, que é atraído pelos pratos altamente nutritivos e de baixo teor calórico.

Shojin ryori não usa nenhum tipo de carne ou peixe, mas pode criar pratos que imitam o seu sabor e textura. Eles são chamados de Modoki ryori, que significa pratos de imitação. Uma versão falsa de enguia grelhada pode ser feita. Uma enguia falsa é produzida com raíz ralada de lótus e inhames, e uma alga marinha chamada nori é usada para imitar a pele.  A enguia falsa é então grelhada e besuntada com um molho salgado e doce, exatamente como se faz com uma enguia de verdade. Os pratos de imitação ajudam a satisfazer os desejos por carne e peixe, uma vez que os monges não devem consumir nenhuma proteína animal. 

Fonte e Créditos : http://www3.nhk.or.jp/nhkworld/pt/radio/cooking/20120420.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário