segunda-feira, 27 de junho de 2016

Maki-zushi

Maki-zushi



Maki-zushi é algo que geralmente preparamos para celebrações tais como o início da vida escolar ou o ingresso no jardim de infância em abril. Legumes ou peixes, ou outros tipos de recheio, são envoltos em um arroz avinagrado e na alga marinha nori e enrolados para formar os rolinhos de sushi. Hoje utilizamos atum enlatado, legumes, e ovos como recheio.

Ingredientes (para 4 porções)

360ml (300g) de arroz

400ml de água

(vinagre de sushi)
3 colheres de sopa de vinagre
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de chá de sal

1 cenoura (100g)
1 colher de sopa de açúcar
1/4  de colher de chá de sal
200ml de água

2 ovos
1 colher de sopa de açúcar
Uma pitada de sal
1/2 colher de chá de molho shoyu
1 colher de sopa de água
1 colher de chá de óleo

1 pepino

70g de atum enlatado

4 folhas de alga nori (cerca de 20cm de tamanho)

Modo de preparo

  1. Faça o arroz avinagrado. Para mais detalhes, procure a referência no site do nosso programa sobre como cozinhar o arroz, dentro da receita de Frango Teriyaki.
  2. Agora vamos fazer o vinagre de sushi. Coloque o vinagre, o açúcar e o sal em uma panela pequena e mexa bem.
  3. Coloque o arroz recém-cozido em uma vasilha para mexer, adicione o vinagre de sushi e mexa por um ou dois minutos. Assim que o arroz e o vinagre de sushi estiverem bem misturados, ventile para esfriá-lo. Então, separe-o em quatro partes iguais.
  4. Descasque a cenoura, e então, corte-a em pauzinhos de 1cm ao longo do diâmetro. Coloque os pauzinhos de cenoura em uma panela pequena, adicione água e ligue em fogo médio. Assim que a água levantar fervura, abaixe o fogo, tampe e cozinhe por 5 minutos. Após 5 minutos, adicione o açúcar e o sal, cubra novamente e cozinhe por mais 7 minutos. Desligue o fogo, e deixe esfriar para que a cenoura absorva os temperos.
  5. Vamos cozinhar o omelete ao estilo japonês, conhecido como tamago-yaki. Coloque o açúcar, o sal, o molho shoyu e a água em uma vasilha e mexa bem. Quebre os ovos em uma vasilha separada e mexa bem. Adicione os temperos que acabou de misturar. Aqueça uma frigideira em fogo médio, espalhe o óleo uniformemente, e então vire a mistura do ovo mexido toda de uma vez só, e mexa rapidamente. Quando a mistura de ovo estiver parcialmente cozida, levante e incline o cabo da frigideira. Deixe que o ovo recaia para a parte oposta ao cabo, na borda oposta da frigideira, e forme um omelete. Mude para fogo baixo e esquente até que o omelete esteja totalmente cozido por igual. Após, quando o omelete esfriar, corte-o em longas tiras de 1cm.
  6. Corte o pepino em palitos de 1 cm, também.
  7. Coloque o atum enlatado em uma peneira ou coador e deixe drenar.
  8. Disponha e abra o makisu, a pequena esteira de bambu utilizada para enrolar o sushi, ou uma superfície de pano mais consistente e coloque a folha de alga nori. Umedeça as mãos e, em seguida, seque levemente com uma toalha de mão. Pegue uma das porções de arroz avinagrado e espalhe uniformemente por cima da alga nori, deixando apenas uma faixa de 5cm na parte superior. Ou seja, essa última faixa não deve conter arroz.
  9. Quando o arroz tiver sido espalhado uniformemente, coloque então os recheios no centro do arroz, formando uma fileira alinhada com os ingredientes cortados em tiras. Os recheios mais moles devem ser colocados primeiro. O omelete vai próximo ao atum. A cenoura e o pepino vão por cima do atum e do ovo.
  10. Use ambos os dedões para levantar as pontas da esteira de bambu na parte inferior, e os demais dedos para manter uma pressão firme sobre os recheios. Leve as pontas da esteira de bambu até a ponta final e cubra-a. Enrole para obter um formato cilíndrico, e então enrole em um pequeno vai e volta para dar um bom formato. Coloque o rolo que acabou de fazer com a parte final enrolada virada para baixo. Enrole os demais 3 rolos da mesma maneira.
  11. Corte cada rolo de sushi em 8 fatias iguais.

Cantinho Informativo

As marmitas japonesas

Abril é a estação do início da vida escolar no Japão. As crianças levam as marmitas para a escola. Os pais tem que se desdobrar para fazer marmitas decoradas e fofas para seus filhos curtirem o almoço na escola. Por exemplo, uma salsicha pode ser cortada na forma de um polvo. O arroz pode ganhar o formato de um personagem de anime, ou de um animal, com a alga nori ou finas fatias de presunto cortadas em formato de olhos ou boca para fazer um rosto. Basta deixar rolar a criatividade! As crianças também são encorajadas a comer mais legumes e vegetais, e para isso seus pais os cortam em formatos de coração ou de estrela. As marmitas japonesas são feitas com o maior carinho pelos pais para que seus filhos possam desfrutar de uma refeição saudável e divertida na escola.

Fonte e Créditos : http://www3.nhk.or.jp/nhkworld/pt/radio/cooking/20160408.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário