segunda-feira, 27 de junho de 2016

Goya chanpuru (Refogado de goya ao estilo de Okinawa)

Goya chanpuru (Refogado de goya ao estilo de Okinawa)



Ingredientes (para 4 porções)

・1 goya (melão de São Caetano) com peso de aproximadamente 250 g
・1 bloco de tofu (300 g)
・1 ovo
・2 colheres de sopa de óleo vegetal
・1 colher de sopa de shoyu
・Sal e pimenta

Modo de preparo

  1. Despedace, com as mãos, o tofu em bocados, e coloque sobre uma peneira para escorrer a água.
  2. Corte o goya pela metade ao comprido. Use uma colher para retirar as sementes e o arilo (envoltório das sementes). Com a parte cortada para baixo, corte o goya em fatias finas de cerca de 5 mm de espessura.
  3. Coloque as fatias em uma tigela, salpique e misture levemente. Deixe descansar por aproximadamente 5 minutos e, então, enxágue e coloque sobre uma peneira para escorrer a água.
  4. Bata bem o ovo até que as pelotas brancas desapareçam.
  5. Esquente a frigideira e acrescente uma colher de sopa de óleo vegetal. Retirando a umidade dos pedaços de tofu com um pano ou papel toalha, coloque-os, um a um, na frigideira. Frite os pedaços do tofu em fogo alto até que eles ganhem uma cor bem dourada. Não os mexa. Após dourarem, vire-os e toste o outro lado.
  6. Quando os pedaços de tofu estiverem tostados de ambos os lados, remova e coloque em um prato.
  7. Reaqueça a mesma frigideira. Acrescente a colher restante de óleo e frite as fatias de goya por 1 ou 2 minutos em fogo médio. A dica é não cozinhar demais para manter uma certa consistência.
  8. Coloque o tofu de volta na frigideira e mexa. Acrescente o ovo batido. Mexa em grandes movimentos, tomando cuidado para não desmanchar o tofu.
  9. Tempere com shoyu, sal e pimenta. Desligue o fogo. Antes de servir o prato, caso disponha, espalhe katsuobushi (flocos de bonito seco) por cima.

Cantinho Informativo

Goya: uma maneira de poupar eletricidade

Os frutos de goya, ou melões de São Caetano, dão durante os meses de verão no Japão. Eles não servem somente como alimento. Os cipós desse vegetal podem se transformar em uma "cortina verde" e proporcionar sombras. Seus ramos podem ser direcionados para crescerem em redes instaladas no exterior das janelas de modo a interceptar a entrada de fortes raios de sol ao interior da casa. Com isso, o goya contribui para reduzir o uso de condicionador de ar e ajuda a cortar as despesas de energia elétrica. No Japão, entre as trepadeiras, os pés de goya são os mais populares para se fazer as chamadas "cortinas verdes", porque eles são resistentes a doenças e seus frutos são comestíveis. Caso você obtenha sementes ou mudas de goya, experimente cultivá-los.

Fonte e Créditos : http://www3.nhk.or.jp/nhkworld/pt/radio/cooking/20130726.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário