segunda-feira, 27 de junho de 2016

Oyaki

Oyaki



Ingredientes (para 4 porções)

(Para a massa)
・200 g de farinha de trigo
・130 ml de água fervida
・1/6 colher de chá de sal
・1 colher de chá de óleo vegetal
・Um pouco de farinha para polvilhar a massa

(Para o recheio)
・400 g de abóbora
・1/4 xícara de água (50 ml)
・1 colher de sopa de óleo vegetal
・2 colheres de sopa de açúcar
・2 colheres de chá de shoyu
・Uma pitada de sal (cerca de 0,5 g)

Modo de preparo

  1. Misture 1/6 de colher de chá de sal e 1 colher de chá de óleo vegetal na água fervida.
  2. Coloque a farinha numa tigela e adicione a água misturada com o sal e o óleo. Mexa com um garfo para a massa tornar-se uniforme. Então, amasse com as mãos até que ela fique macia e sem pelotas. Coloque-a sobre uma base e amasse ainda mais. Quando a susperfície ficar lisa, coloque a massa numa tigela limpa, cubra com um filme plástico e deixe descansar por pelo menos 30 minutos.
  3. Descasque a abóbora e corte-a em tiras de 7 a 8 cm de comprimento com cerca de 5 mm de espessura.
  4. Aqueça o óleo numa frigideira. Frite as fatias de abóbora rapidamente e, em seguida, adicione 1/4 de xícara de água. Coloque uma tampa sobre a frigideira e cozinhe por cerca de 5 minutos até que a abóbora fique macia. Tempere com 2 colheres de sopa de açúcar, 2 colheres de chá de shoyu e uma pitada de sal. Coloque tudo em uma bandeja ou um prato grande e deixe esfriar. Divida em 8 porções e faça uma bolinha com cada porção.
  5. Abra a massa e dê-lhe o formato de uma barra. Divida-a em 8 porções e enrole-as. Polvilhe as bolas com um pouco de farinha e abra-as em círculos de cerca de 10 cm de diâmetro.
  6. Coloque o recheio no centro de cada círculo de massa. Puxe as bordas do círculo sobre o recheio e feche-as. Com a parte da junção para baixo, pressione levemente para se obter bolinhos arredondados com cerca de 7 a 8 cm de diâmetro e cerca de 1 cm de espessura.
  7. Aqueça um pouco de óleo numa frigideira. Frite ambos os lados dos bolinhos em fogo baixo até que eles ganhem um tom marrom dourado.
  8. Transfira os bolinhos numa panela a vapor. Cozinhe-os em fogo médio por cerca de 10 minutos e sirva-os.

Cantinho Informativo

Oyaki

Oyaki é um tipo de bolinho que se originou na província de Nagano, uma região montanhosa na parte central do Japão. É uma localidade onde cai uma grande quantidade de neve no inverno e os agricultores costumam plantar trigo em vez de arroz. A população local usam a farinha de trigo para fazer bolinhos recheados com vários ingredientes obtidos localmente, tais como abóbora, berinjela e nabo. Os bolinhos são uma comida do dia a dia, mas pelo fato de serem fáceis de se transportar, muitas vezes, são levados como almoço aos campos e colinas.

Esses bolinhos aparecem também em várias ocasiões festivas durante o ano, inclusive em datas em que dedicamos homenagens aos antepassados. A forma redonda, ou "maru" em japonês, está associada à felicidade e ao bem-estar das pessoas. São frequentemente consumidos no ano novo para a família poder ter um bom ano pela frente. Em ocasiões festivas, os bolinhos servidos geralmente contêm recheios preparados com feijão azuki e açúcar. Antigamente, eles eram considerados como um luxo, uma vez que os ingredientes eram bastante caros.

Bolinhos oyaki eram geralmente preparados em casa, mas, muitas lojas começaram a vendê-los a partir dos anos 70. Quando a província de Nagano sediou os Jogos Olímpicos de Inverno em 1998, as atenções da mídia sobre a culinária local ajudou a tornar os bolinhos conhecidos em todo o Japão. Estes bolinhos recheados com muita verdura estão atraindo as atenções por serem saudáveis e rústicos, evocando o sabor da terra natal.

Fonte e Créditos : http://www3.nhk.or.jp/nhkworld/pt/radio/cooking/20140321.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário