segunda-feira, 27 de junho de 2016

Oni-manju

Oni-manju


Ingredientes (para 4 porções)

・200 g de batata-doce
・60 g de açúcar
・Pitada de sal
・100 g de farinha de trigo

Modo de preparo

  1. Corte a batata-doce em rodelas de 1 cm. Descasque as rodelas e corte em cubos de 1 cm. Mergulhe na água por 10 minutos para evitar que a batata mude de cor.
  2. Escorra as batatas. Coloque numa tigela e jogue açúcar por cima para cobrir os cubos e deixe descansar por cerca de 20 minutos até que se forme um líquido parecido com um xarope.
  3. Adicione o sal e a farinha de trigo às batatas e o líquido. Misture acrescentando cerca de 2 colheres de sopa de água para formar uma massa firme e não muito úmida.
  4. Corte uma folha de papel em 4 quadrados de 6 ou 7 centímetros de lado. Divida a massa em 4 porções. Faça montinhos com a massa em cada um dos quadrados. Coloque numa panela de cozimento a vapor com tampa e deixe ferver em fogo médio por 20 minutos. Retire e deixe esfriar numa grade.

Cantinho Informativo

A origem do nome Oni-manju

Oni é uma criatura imaginária que aparece no folclore e nas lendas do Japão, simbolizando o mal. Ele tem uma aparência humana mas tem chifres na cabeça e dentes de vampiro. Ele veste apenas uma tanga de pele de tigre e carrega um cajado com pontas. Sua aparência e natureza selvagem colocam medo especialmente nas crianças. Quando os pais japoneses querem disciplinar seus filhos, eles frequentemente dizem que o oni vem pegar. Por outro lado, as crianças comparam seus pais com o oni quando eles ficam bravos. Setsubun é um evento tradicional que acontece em fevereiro, no qual grãos secos são atirados na crença de que isto afaste o oni. 
Oni-manju são bolinhos feitos no vapor com pedaços de batata-doce salientes. Os cubos de batata-doce lembram os chifres do oni ou as pontas do cajado, por isso o bolinho recebeu esse nome.

Fonte e Créditos : http://www3.nhk.or.jp/nhkworld/pt/radio/cooking/20130524.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário