segunda-feira, 27 de junho de 2016

Sanshoku Ohagi (doce de arroz em 3 cores)

Sanshoku Ohagi (doce de arroz em 3 cores)



Ingredientes (para 4 porções)

Para 16 unidades: 8 cobertos com pasta de feijão azuki, 4 com pasta de edamame, e 4 com gergelim moído

・300g de arroz glutinoso
・2 xícaras (400ml) de água
・⅕ de colher de chá de sal (aprox. 1g)

・240g de pasta de feijão azuki (consultar receita de Zenzai)

Pasta de edamame ou feijão de soja verde
・80g de edamame fresco 
・2 colheres de sopa de açúcar
・Pitada de sal

Gergelim moído
・2 colheres de sopa de gergelim branco tostado
・½ colher de sopa de açúcar
・Pitada de sal

Modo de preparo

  1. Lave e escorra o arroz glutinoso. Coloque numa panela com tampa firme e adicione 2 xícaras de água, deixando de molho por 30 minutos. Adicione o sal e feche a tampa da panela, levando ao fogo médio até ferver. Reduza o fogo e deixe cozinhando por 12 minutos.
  2. Retire a panela do fogo sem tirar a tampa para deixar que o arroz termine de cozinhar no próprio calor por 10 minutos. Depois bata com uma espátula molhada de madeira até que os grãos fiquem meio amassados. Divida em 16 porções, formando pequenos bolinhos ovalados.
  3. Em seguida prepare a pasta de edamame. Ferva em água levemente salgada até que o edamame fique macio. Escorra e retire os grãos da vagem antes que fiquem completamente frios. Amasse os grãos num pilão e acrescente o sal e o açúcar. Adicione um pouco de água até formar uma pasta.
  4. Moa o gergelim num pilão, processador de alimentos ou mesmo com uma faca. Misture com o sal e açúcar.
  5. Primeiro faça os 4 bolinhos com a pasta de edamame. Divida a pasta em 4 porções iguais. Coloque cada porção numa folha de filme plástico, espalhando até formar um círculo de cerca de 8 cm de diâmetro. Coloque o bolinho de arroz no meio de cada círculo e use o filme plástico para embrulhar o arroz com a pasta de edamame. Vire o bolinho e remova o filme plástico. Repita este processo para fazer também 8 bolinhos com a pasta de feijão azuki.
  6. Por último, faça os 4 bolinhos restantes. Espalhe o gergelim moído num prato e role os bolinhos de arroz no gergelim até que todos os lados fiquem cobertos.

Chá verde para 2

Chá verde para 2
Ingredientes (para 2 porções)
・1 xícara (200ml) de água fervente
・½ colher de sopa de folhas de chá verde
Modo de preparo
  1. Deixe que a água fervente baixe de temperatura até cerca de 90°C.
  2. Coloque as folhas de chá numa chaleira pequena. Adicione a água quente, tampe a chaleira e deixe em infusão por cerca de 1 minuto.
  3. Sirva um pouco do chá em uma xícara e depois em outra. Repita este processo até servir todo o chá. Este processo de colocar um pouco de cada vez revezando as xícaras garante que o chá não fique nem forte nem fraco demais.
  4. Sirva todo o chá da chaleira antes de acrescentar mais água quente.

Cantinho Informativo

Chá Verde

Quando se fala em chá no Japão, praticamente se supõe que o chá seja verde, e 99,9% do chá produzido no Japão é deste tipo. Depois que o chá é colhido, as folhas são aquecidas para interromper a fermentação e manter a cor. O chá verde pode ser servido a qualquer hora, durante, após ou entre as refeições, e também servido com doces ou lanches. O chá verde tem um aroma suave e uma mistura de sabores doce e amargo, que o faz combinar bem com pratos da cozinha japonesa e também com os doces tradicionais do Japão.

Os doces servidos com chá verde podem variar conforme a estação. Na primavera, os doces podem ter formato de flores de cerejeira enquanto no outono eles são feitos no formato de folhas de outono.

Quando doces são servidos com chá, geralmente um número ímpar destes doces são arranjados num prato, mesmo que o número de pessoas seja par. Isto porque acredita-se que números ímpares tragam boa sorte. Se você tiver 4 pessoas à mesa por exemplo, deve servir 5 doces no prato. Que tal experimentar servir chá no estilo japonês para seus amigos?

Fonte e Créditos : http://www3.nhk.or.jp/nhkworld/pt/radio/cooking/20120615.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário